Guest Article: Trabalhar Juntos, Fabio Barone

I am pleased to publish this article by Fabio Barone, a Brazilian alumni of Schumacher College.  Like Fabio, I too have been thinking about new models of organization, and will be discussing these with business students at Sustentare where I will be teaching integral thinking in a couple of week’s time.

Trabalhar Juntos

Fabio Barone

A ferramenta do Internet nos conecta com todo o mundo. Podemos falar, escrever, trocar datos, etc.

Porque não trabalhar juntos também?

Podemos formar organizações que passam por em cima de fronteiras nacionales, formas de organização empresarial tradicionais, e dependencia por trabalhadores.

Podemos criar organizações que nos ajudem a ser todos empresários, a ser cooperativos, a trabalhar juntos – participando com pessoas em todo mundo.

Confiram por exemplo éste site: www.dreamfish.com (infelizmente, a página ainda só está em inglês…) Dreamfish é uma cooperativa internacional de trabalhadores. A idea é simple: Quem tem trabalho, oferece na plataforma, y quem quer trabalhar, oferece o seu trabalho. Não importa onde você mora. Ao mesmo tempo, todos participamos como uma cooperativa: passamos a ser membros de essa cooperativa, então temos interesse pessoal para que floreça…

No coração do sistema está que cada pessoa pode criar uma empresa, uma ONG, um micro-business, e pode colaborar com qualquer outra pessoa, organização, etc. no mundo.

Além disso, passamos a compartilhar os frutos da cooperativa. Se alguem consegue trabalho a través de dreamfish, 10% das entradas vão a volver para dreamfish, para cubrir os gastos da plataforma, e também para ser distribuidos entre os membros, em relação ao tempo e dinheiro investido. Então – compartilhamos o sucesso da organização entre todos!

Dreamfish também está experimentando com fluxos de valores. O que quer dizer que dinheiro não é tudo. Se os participantes na transação ou cooperação chegam num acordo, existem outras possibilidades…É um lugar para crescer, para cooperar, e para…mudar o mundo, trabalhando.

Outras pessoas também estão pensando muito em como criar novas formas de trabalhar juntos. Um grupo bem interessante também é www.openkollab.com. Aí, umas cabezas bem intelligentes, com experiênças diversificadas, desde engenheria até Wall Street, está tentando de formular organizações colaborativas basadas sobre troca livre de informação. Ainda sem resultados tangiveis, mas a conversa é muito interessante, inclusível e em alto nivel.

Outro trabalho que estou seguindo é aquele de Chris Cook (todo em inglês…) . Ele propone, basado num tipo de organização legal nos Reinos Unidos e nos EU, a LLP resp. LLC, uma organização leve. Participantes entram no acordo, investendo dinheiro ou trabalho, e seram “pagados” no final do projeto, compartilhando riscos e sucessos. Ele também sugere a “unitização” dos produtos da empresa colaborativa. Por exemplo, o que produzimos é electricidade solar, então se podem remunerar os participantes em unidades de electricidades que podem ser convertidos para o abastecimento de electricidad – o vendidos…

Assim investores não seram alienados do produto criado…termos como “investor/a”, “trabalhador/a”,”produtor/a”,”consumente” perdem de valor. Todos participam para o sucesso da empresa. Avançamos para o que muitos observadores chamam de “prosumentes”.

Estou cierto que deven de existir muitos outros novos modelos de trabalhar juntos, eu só aqui apresentei algumas ideas. Todos vocês que são expertos em organização, innovação social, etc. deven de conhecer muitas mais. Mas o que quero dizer é que com uma filosofia p2p podemos criar novas formas de trabalhar juntos, de interagir direitamente, e criar soluções que passam por em cima dos problemas criados pelo sistema de hoje. Temos outra ferramenta para tomar a responsabilidade das nossas vidas, democratizando o fluxo de riquezas, permitendo a todos de participar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s