Uma modesta proposta para mountain biking em São Paulo

[Please note, my Portuguese in this article has been dramatically improved with the help of my lovely wife Maria].

Hoje eu fui no Parque Estadual do Jaraguá que esta localizado na região noroeste da cidade de São Paulo. O parque abriga um dos últimos remanescente de Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo e chega uma altitude de 1.135m. Ao se atingir o topo, tem-se uma visão principalmente da parte oeste da Grande São Paulo. Hoje, isso é o que vimos:

Poluição do ar em São Paulo

Poluição do ar em São Paulo

Eu ainda não tenho uma bicicleta, e assim fomos para o pico de carro. Na subida passamos por muitos caminhantes e ciclistas. Eu achei uma pena que eles tinham que estar tão perto dos carros. Abaixo está uma foto que tirei essa foto de uma trilha que vai debaixo até o topo do pico.

Uma trilha

Está trilha é só para os caminhantes. Eu realmente acredito que precisamos encontrar formas de incentivar mais pessoas a ir de mountain biking. Aqui está a minha modesta proposta.

Por que não construir uma segunda trilha ao lado desta trilha só para mountain biking? Esta poderia ser uma trilha de descida. A trilha poderia dar às pessoas a sua primeira experiência técnica em mountain biking.

Uma trilha para caminhantes

A próxima parte da minha proposta é construir um novo caminho para as pessoas subirem de mountain bikes. Esta trilha teria que ser mais como as outras trilhas para caminhadas. Poderia ser construída em uma segunda fase deste projecto, mas iria criar uma maneira segura de subir até o pico.

Trilha do Silêncio

Em última análise, seria muito bom ter algum singletrack natural para descer. O parque já tem um número de trilhas naturais, como a Trilha do Silêncio.

O problema, porém, é como criar uma trilha natural que seja sustentável. A trilha não deve danificar a floresta, e também tem que ser capaz de suportar os danos. O Reino Unido tem visto muitas trilhas de mountain bike construídas nos últimos 10 anos. Temos especialistas com o conhecimento de como isso pode ser feito, mas este conhecimento está relacionado com terrenos britânicos.

Você acha que isso é uma boa idéia? Estou interessado em ouvir os seus comentarios sobre esta proposta. Eu acho que é modesta, e eu realmente acredito que poderia ser uma facilidade incrível para São Paulo.

Further Information

São Paulo é o maior fumódromo do país

Mercado britânico da bicicleta é exemplo para o Brasil

Some videos of natural technical trail riding in the UK

Kirroughtree, a brilliant man-made trail centre in Galloway, Scotland.

This is a video I made messing around in Mabie Forest, my local trail

2 responses to “Uma modesta proposta para mountain biking em São Paulo

  1. Pingback: Authentic and counterfeit wholes in São Paulo « The Transition of Consciousness·

  2. Que boa ideia! Eu morei perto de SP durante quase 2 anos e não tinha conhecimento que se podia praticar bicicleta de montanha neste parque. Espero que o seu projeto vai dar certo. Praticar deportes na naturaliza nos abre os olhos e nos deixa mas alertas frente aos problemas de meio ambiente e sustentabilidade.

    Eu também li o seu artigo “Authentic and counterfeit wholes in São Paulo”. Depois de morar no Brasil, eu me mudei para Hong Kong e aqui também estamos sofrendo bastante pela polução do ar. Eu gosto muito de praticar hiking e as vezes, chegando na cume das montanhas, se pode ver o smog encima da cidade. É bem triste, e da medo também. Eu falo disso brevemente num post do meu blog.

    I hope my Portuguese is understandable. I learned it when I moved to Brazil, but I still make a few mistakes, especially in its written form. But I decided to take this opportunity to practice, since your article was in Portuguese. I hope to read more about your mountain biking project! Sorte!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s