Holonomic Thinking: Desenvolvendo uma Liderança Sustentável

“Novas soluções podem emergir de qualquer parte”, diz Robinson

Simon Robinson

Fechando as discussões sobre governança e liderança do III Fórum RNP, o fundador da Holonomics Educação, Simon Robinson, apresentou o conceito de Holonomic Thinking, uma metodologia de pensamento holístico empregada no desenvolvimento de uma liderança sustentável.

“Ajudamos os líderes a desenvolverem novos modelos mentais, para eles implementarem novos modelos para a nossa realidade”, disse. Como cenário futuro, ele acredita que, em 2030, o mundo será palco de uma nova onda, mais significativa: a revolução nas ciências da vida. “No período das nossas vidas, podemos ver seres humanos geneticamente modificados. Estamos no momento em que podemos mudar nosso caminho de evolução”, previu.

Nesse contexto, os líderes terão que desenvolver as habilidades de contar histórias (storytelling), entender cenários que mudam rapidamente (sensemaking), ter atenção plena ao momento presente (mindfulness) e humildade. “Quando somos humildes, podemos valorizar as pessoas, suas contribuições. Novas soluções podem emergir de qualquer parte da organização. Isso é uma coisa que o Hospital Sírio-Libanês faz muito bem”.

Segundo Robinson, “temos que engajar todas as pessoas da nossa organização e não só usar mapas estratégicos. Queremos que dados e informações fluem, o que é uma contradição, porque nossa filosofia é manter o controle e parar o fluxo”.

Ele finalizou defendendo que os gestores devem olhar as tendências globais e enfrentar os riscos. “Para criar novas oportunidades, devemos usar as novas histórias de futuro”, postulou.

Fonte originalwww.rnp.br/noticias/

Related articles

Developing Sustainable Leadership and Holonomic Thinking

Leave a comment