A prática da Liderança via a Abordagem Holonomics

Inspirados pela “escada de inferência” de Peter Senge, criamos a “escada de ver” que é uma ferramenta simples, porém, bastante poderosa para ajudar os executivos a avaliar suas próprias formas de ver e as dos outros.

Fonte: Customer Experiences with Soul: A New Era in Design

Um dos grandes problemas enfrentados pelas organizações se refere ao fato de as pessoas estarem sempre convencidas de que a forma como veem a realidade é certa e única. Raramente consideramos que possam haver pessoas com experiências radicalmente diferentes das nossas e, por isso, compreendem situações complexas e os problemas de forma totalmente distinta de como os concebemos.

Uma organização criativa que utiliza holonomic thinking possui líderes com a habilidade de ascender na “escada de ver” de forma a tomar decisões mais efetivas e a encontrar soluções poderosas que emerge não de um modelo mental que domina os demais, mas da captura das diferentes formas de pensar e ver de todos os envolvidos. A emergência e captura dessa diversidade de ideias somente pode ocorrer através de um diálogo genuíno.

Para que esse diálogo ocorra, desenvolvemos um passo-a-passo orientativo. Primeiro, reúna um grupo para dialogar sobre algum problema ou busca de solução. Durante o diálogo:

  • Evite ter um líder ‘fixo’
  • Evite julgar e se defender
  • Não busque um “vencedor”
  • Valorize o modelo mental das outras pessoas
  • Sinta-se como parte de um grupo
  • Acredite nas soluções que emergem do diálogo com todos do grupo

Para iniciar a prática do diálogo genuíno, comece escolhendo para o diálogo algum tema pouco controverso. A partir do momento em que esses passos estejam já incorporados, pode-se evoluir para assuntos e tomadas de decisão mais relevantes.

Uma das maiores autoridades em administração, o professor de Harvard, Michel Porter, anunciou em setembro de 2013 seu mais novo foco de pesquisa e trabalho, a criação de um Índice de Progresso Social. O objetivo é analisar o progresso das nações a partir de uma perspectiva mais abrangente e sistêmica, demonstrando que somente considerar o PIB como representante do progresso de um país é uma forma parcial, restrita e geralmente enganosa de avaliação.

Imagem: Holonomics e ISTi

Podemos entender que se trata de uma abordagem mais holonômica, que tenta entender as interrelações e conexões entre vários aspectos da sociedade e da economia e, assim, propor caminhos mais eficazes para tratar os problemas das nações.

Em recentes manifestações populares em vários países no mundo, podemos ver um clamor por mudanças mais sistêmicas, que possam melhorar o estado das coisas e a qualidade de vida de todos. Diante dessa realidade mais complexa, o que propomos aqui é que o leitor possa repensar seus modelos mentais e ampliar sua consciência de forma a ser capaz de ver sistemas complexos de forma mais abrangente.

Nosso objetivo, com a concepção do holonomic thinking, é ajudar as pessoas a verem as dimensões intrínseca e extrínseca de um sistema complexo, sem medo e sem limitações. Uma vez capaz de ver o todo, processos, dinâmicas e o significado dos sistemas vivos de forma autêntica, será possível alcançar uma compreensão mais profunda do mundo e dos negócios de tal forma que a economia não mais será vista de maneira isolada, mas sim como um sistema no qual as pessoas e o planeta realmente importam.

Para ler mais: Holonomic Thinking, Harvard Business Review Brasil

5 responses to “A prática da Liderança via a Abordagem Holonomics

  1. ser conhecedor do conhecimento dos mestres; isso é o privilégio dos tempos atuais!!! sem julgamentos; sem privações; sem escolher quem deve ou não deve receber a informação!!! que venha mais… muito mais!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s