O Livro Customer Experiences with Soul

‘A mais disruptiva palavra que podemos usar em inovação é alma’

Photo: Holonomics Publishing

O que acontece quando você combina as melhores práticas de design global com a alma brasileira, a visão filosófica ocidental e a sabedoria espiritual oriental atemporal? Um antídoto poderoso para os excessos de culturas empresariais que só valorizam o crescimento exponencial a qualquer custo, e que perderam de vista o que a humanidade e o ser humano realmente significam.

As últimas três décadas viram uma evolução constante nos métodos e práticas de design da experiência do cliente. Elas foram complementadas pela introdução de ferramentas de negócios sistêmicas e visuais, como o Balanced Scorecard e o Business Model Canvas, que mudaram radicalmente a maneira como empreendedores e corporações desenvolvem novos negócios, inovam em novos produtos e serviços e aprimoram e desenvolvem seus modelos de negócios e estratégias. No entanto, apesar da crescente conscientização sobre o impacto na lucratividade de ser uma organização focada no cliente, e apesar da riqueza de novas abordagens à inovação, a maioria dos novos produtos e serviços ainda não atende às expectativas dos clientes. Chegou então o momento de os líderes empresariais reavaliarem radicalmente o que estão fazendo, como estão fazendo, com quem estão fazendo e, mais importante, por quê.

Credit: Pixabay

O subtítulo de Customer Experiences with Soul é ‘Uma Nova Era no Design’. A razão é que este é um livro sobre design de experiência do cliente que aborda a disciplina de uma maneira que nunca foi discutida anteriormente. Nossa abordagem baseia-se na filosofia de ‘wholeness’ que introduzimos em nosso primeiro livro, Holonomics: Business Where People and Planet Matter. Depois de muitos anos trabalhando com empresas, ajudando-as a ver suas organizações como um todo autêntico e melhorando a forma como funcionam e operam, reunimos nosso conhecimento de estratégia e gerenciamento de mudanças, design da experiência do usuário, marketing de produtos e desenvolvimento de negócios à nossa abordagem Holonomics. Customer Experiences with Soul foi escrito para ajudar as pessoas a se engajarem em questões e desafios de uma maneira totalmente diferente de ‘business as usual’, resultando em modelos de negócios evolucionários, estratégias poderosas e eficazes e no desenvolvimento de marcas significativas e sustentáveis.

Uma das dimensões mais importantes da nossa abordagem Holonomics é um conceito que chamamos de ‘a dinâmica de ver’. Em nossa vida diária raramente pensamos sobre como a nossa ‘forma de ver’ afeta como “vemos”, sendo esta uma falha que muitas vezes pode inviabilizar o sucesso na implementação de um novo modelo de negócio. Quando nossa forma de ver está fixa e cristalizada, nosso entendimento sobre novos modelos de negócio se torna parcial e somos incapazes de criar caminhos mais eficazes para solucionar nossos problemas. Por outro lado, se desenvolvemos uma forma dinâmica de ver, reeducamos como vemos a realidade, criando, assim, condições para a real transformação de nossos modelos de negócios.

Credit: Holonomics Publishing

Uma das qualidades de um verdadeiro designer é a forma dinâmica pela qual experimenta a realidade, sempre buscando novas maneiras de ver e entender o mundo. Assim, a importância da dinâmica de ver para desenvolver uma compreensão mais profunda do design da experiência do cliente não pode ser subestimada. Todos nós temos a capacidade de evoluir se desenvolvermos um nível expandido de consciência, mas também temos que desenvolver a consciência das barreiras que podem nos impedir de alcançar isso.

Uma segunda dimensão importante em nossa abordagem Holonomics é nosso entendimento mais abrangente de sustentabilidade, que definimos como a qualidade de nossas relações. Essa definição amplia as definições mais comuns de sustentabilidade, porque permite que as empresas entendam como podem se preparar melhor para a realidade volátil, incerta, complexa e ambígua na qual vivemos agora. Quando os líderes de uma organização se engajam nessa visão de sustentabilidade, entendendo sustentabilidade, são capazes de transformar seus negócios pelo redesenho e pelo repensar de um dos mais relevantes relacionamentos que existe, o da empresa com seus clientes. Dado que esta relação é fundamentalmente humana, ressaltamos o único fator vital que até agora tem sido notavelmente ausente da prática dos negócios e esse fator é a alma.

Customer Experiences with Soul foi escrito como uma extensão de Holonomics, descrevendo como nossa abordagem pode ser aplicada à área de design da experiência do cliente. Ele apresenta nossa ferramenta, o Holonomic Circle, que introduz o significado de alma em um contexto de design, negócios e marca. Ele fornece uma estrutura sistêmica para designers, empreendedores corporativos, líderes criativos e aqueles que estão começando um novo negócio ou iniciativa para explorar os princípios subjacentes à dinâmica das experiências com alma para os clientes. Faz isso vinculando ferramentas, técnicas e estrutura no desenvolvimento de experiências com alma para os clientes, explorando questões importantes como autenticidade, propósito e valores humanos.

O Holonomic Circle é uma ferramenta que nos permite fazer perguntas investigativas sobre a experiência do cliente e o próprio “ser” das marcas, a partir de uma perspectiva na qual as ferramentas mais tradicionais nunca abordaram anteriormente. Para ajudar a ilustrar cada aspecto do Holonomic Circle, incluímos entrevistas com empresários, CEOs, designers, artistas e filósofos.

Os insights deste livro aplicam-se não apenas ao design da própria experiência do cliente, mas também ao desenvolvimento de produtos e serviços, design organizacional, branding, comunicações, liderança, educação e estratégia. O livro irá ajudá-lo a:

  • adotar uma abordagem radicalmente nova no design de experiência do cliente;
  • integrar seu propósito, metas e estratégia à experiência do cliente;
  • implementar valores humanos em toda a organização; e
  • desenvolver relacionamentos de longo prazo e mais significativos com seus clientes.

Customer Experiences with Soul: A New Era in Design vai mudar sua compreensão de design, inovação, estratégia, liderança e branding. Ele fornece a orientação necessária para desenvolver, estruturar e implementar experiências com alma para os clientes, ajudando você a construir e desenvolver empresas e organizações autênticas que honram o que é ser humano em nosso mundo.

Dos autores de Holonomics: Business Where People e Planet Matter

Links

Customer Experiences with Soul na Amazon.com.br

12 responses to “O Livro Customer Experiences with Soul

  1. Bom texto. Boa resenha. Me parece ser uma visão um tanto quanto antagônica em relação à forma de agir e pensar originada no vale do silício.

    • Em nosso livro falamos que Customer Experiences with Soul é “um antídoto poderoso para os excessos de culturas empresariais que só valorizam o crescimento exponencial a qualquer custo, e que perderam de vista o que a humanidade e o ser humano realmente significam.” A frase chave é “a qualquer custo”. Algumas startups e empresas no Vale do Silício só buscam lucro e resulatdos financeiros, sem levar em consideração outros aspetos importantes. Entretanto, podemos ver algumas empresas com visões mais amplas.

  2. Pingback: O Livro Customer Experiences with Soul — Transition Consciousness – Conselhos divertidos sobre fatos atuais, notícias, negócios e etc…·

  3. Pingback: O Livro Customer Experiences with Soul — Transition Consciousness – Bortolato & Partners·

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s